Primavera Indústria

Derrube já as barreiras que têm limitado a sustentabilidade de várias empresas do setor industrial

Entre na era da revolução digital e conquiste a máxima eficiência em todos os processos, desde a compra de matérias-primas até à satisfação das encomendas

Quer ultrapassar
definitivamente o desafio
da competitividade?

Converta o investimento em TI em
eficiência e rentabilidade

Hoje, uma indústria competitiva no mercado global tem de agarrar as oportunidades que a tecnologia oferece: interligar os fluxos de dados entre parceiros, fornecedores e clientes e integrar verticalmente os ciclos produtivos dentro das organizações, desde o desenvolvimento até ao produto acabado. 

Mas para que tal aconteça, há um modelo tradicional que tem que ser já abolido, pois está a limitar os resultados. Veja porquê: 

  • Processos produtivos rígidos 
  • Organização operacional pouco flexível 
  • Mecanismos de controlo frágeis 
  • Custos de atividade elevados 
  • Dificuldades de rentabilização do investimento
  • Operações logísticas sujeitas a erro
  • Gestão desfragmentada do negócio

Também no exercício de gestão é necessário um motor que impulsione os resultados. Mas não é apenas necessário, é vital. Com a solução PRIMAVERA Manufacturing obtém o melhor dos dois mundos: uma solução de gestão da produção integrada num núcleo financeiro sólido e com provas dadas no mercado.

Desta forma, agiliza o processo produtivo ao mesmo tempo que otimiza a gestão logística e financeira da empresa.

Aqui encontra não só a solução para o diretor de produção, mas também para o diretor financeiro e equipa de controlling, para o engenheiro de produto, para o responsável logístico e para os próprios operadores fabris.

Num único sistema, os diversos responsáveis acedem a informação técnica, operacional, de performance e financeira que permite planear, executar e controlar o negócio de forma transversal, sem inconsistência nem incongruência de dados.

Porquê manter processos que atrasam a competitividade da sua empresa?

Entre na era da transformação digital com a PRIMAVERA e obtenha ganhos em toda a cadeira de valor:

  • Agilize a gestão da produção, eliminando etapas administrativas lentas e sujeitas a erro
  • Obtenha um aprovisionamento eficiente, sem roturas de stock nem desperdícios
  • Acabe com as perdas de produtividade nas linhas de produção
  • Otimize a qualidade dos seus produtos com ferramentas ágeis de controlo de qualidade
  • Obtenha rastreabilidade dos produtos, desde a matéria-prima até à entrega ao cliente
  • Rentabilize o investimento em maquinaria extraindo a máxima capacidade operacional de cada ativo
  • Apure facilmente os custos e a rentabilidade de cada encomenda
  • Consulte os resultados das vendas em qualquer lugar
  • Consolide a gestão do negócio com informação estratégica que apoia o processo de decisão
Captura de Tela 2019-12-12 às 15.18.14

Conheça as 7 caraterísticas que vão otimizar
os resultados ao longo de toda a cadeia de valor

Com a solução PRIMAVERA Manufacturing irá beneficiar de uma integração natural dos dados. Isto é, a informação flui automaticamente pelas diferentes áreas da solução, assegurando a comunhão de dados entre as áreas de gestão da produção, gestão logística e financeira, com ganhos evidentes do ponto de vista do controlo global.

Além de eliminar a redundância da informação, esta integração acaba também com operações administrativas morosas, sem valor e muito sujeitas a erro, o que no setor industrial pode ser um enorme entrave à rentabilidade.

Obter análises e relatórios passará também a ser simples, e com todas as garantias de coesão da informação. Como os dados são partilhados por todas as áreas da solução, não há incongruências quando cruzar informação do inventário, encomendas em carteira, quantidades aprovisionadas para satisfação de encomendas, reservas de stocks para as ordens de fabrico, matéria-prima utilizada e custo real do produto final.

Assim, ganhará mais eficiência no aprovisionamento, no apuramento dos custos de produção e na análise de rentabilidade de cada encomenda.

Imagine uma confluência de sistemas que organizam os dados e agilizam a gestão em todas as componentes vitais para o seu negócio, incluindo a manutenção dos ativos, a organização dos materiais em armazém e respetiva distribuição, a gestão de pessoal, o reporting e análise de resultados.

Com a PRIMAVERA tudo isso é possível! Na PRIMAVERA encontra um parceiro tecnológico que irá conduzir a sua empresa pelo caminho da transformação digital. Disponibilizamos-lhe uma gama integrada de soluções que garantem:

Operações administrativas ágeis e dinâmicas Reduza o tempo gasto nas operações com um ERP híbrido que conjuga os dados residentes no sistema de informação com dados na Cloud, acelerando os processos administrativos a um ritmo nunca antes visto.

Ativos com máxima capacidade operacional Rentabilize o investimento em equipamentos e maquinaria com uma solução de gestão de ativos que aumenta a operacionalidade, reduz os custos de manutenção, impulsiona a produtividade das equipas técnicas e simplifica o cumprimento dos padrões internacionais de manutenção.

Organização prática e distribuição rápida da mercadoria Otimize o espaço de armazenamento e a entrega das encomendas com uma solução que ajuda a identificar os locais adequados de armazenamento consoante as caraterísticas e prazos de expedição da mercadoria.

Capacidade de análise e de previsão estratégica Simplifique o reporting de resultados com uma solução que lhe permite rapidamente criar mapas de gestão dinâmicos, à medida e permanentemente atualizados, podendo ainda usufruir dos benefícios de um sistema analítico que agrega todos os dados da sua empresa e devolve dashboards com informação vital para o alinhamento estratégico e operacional.

Acesso à informação em qualquer lugar Consulte os resultados das vendas e informação de clientes no seu smartphone ou aprove documentos em qualquer lugar. Agora a informação que faz mover o negócio está consigo aonde quer que vá.

Seja produção intermitente (produção em série), contínua (produção em massa) ou por projeto — de natureza discreta ou por processo — a solução PRIMAVERA Manufacturing impulsiona o modelo de produção implementado, permitindo estruturar métodos de trabalho orientados à máxima produtividade, quer das equipas, quer dos equipamentos.

E sempre que tiver que mudar parâmetros de produção consoante a encomenda, com a ajuda do sistema essa adaptação é muito rápida, graças à flexibilidade e facilidade de ajustamento das caraterísticas técnicas de cada produto incluído no plano de produção.

Conheça a par e passo o desempenho operacional e respetivos reflexos financeiros. Com esta solução todas as estruturas da organização estarão orientadas à função financeira da empresa, proporcionando um controlo de custos rigoroso, desde a aquisição de matérias-primas até às margens deixadas ao longo da cadeia de produção.

As ferramentas de controlling disponíveis permitem-lhe deter controlo sobre os custos de produção e restantes custos de operação.

Aceda a um vasto leque de relatórios, mapas e estatísticas através dos quais acompanha a performance, os custos e a rentabilidade da empresa.

Garanta um aprovisionamento eficiente. Acabe com as ruturas de stock, os desperdícios ou custos elevados de armazenamento. Um poderoso mecanismo de cálculo automático de necessidades de fabrico e de compra (MRP) garante-lhe rigor no aprovisionamento e segurança na satisfação das encomendas. Tudo isto com a grande vantagem da integração automática da informação entre a engenharia de produto e a gestão de stocks.

Agora pode fazer mais com menos. A produtividade irá aumentar graças a automatismos que aceleram, por exemplo, o registo de encomendas a fornecedor, requisições internas a partir do cálculo automático de necessidades, reservas de stock para produção, simulação de cenários, seleção dos melhores timings para a execução de uma encomenda ou o controlo dos movimentos de stocks.

Potencie a rentabilidade das estratégias comerciais através de ferramentas que tratam de forma integrada todo o ciclo comercial: desde as ações de marketing e pré-venda, processos comerciais e operações de venda, até às ações de fidelização e serviço pós-venda.

Fidelize os seus clientes pela qualidade do serviço prestado. Nesta solução encontra ferramentas práticas de gestão de serviços pós-venda que simplificam a gestão dos pedidos, aceleram a prestação do serviço e otimizam a atividade das equipas técnicas.

Ganha ainda rapidez e assertividade na gestão dos contratos. A solução gere automaticamente o ciclo contratual, desde a criação, negociação, aprovação, gestão de versões e cláusulas, anexos, garantias e renovações.

E no que respeita à faturação, pode definir planos de faturação automática de acordo com a periodicidade e valores acordados. Tudo automatizado, sem erros, nem dispêndio de recursos.

Tenha equipas produtivas e dinâmicas num curto período de tempo. Mesmo os recursos com menor qualificação e aptidões para ferramentas tecnológicas saberão facilmente consultar a informação nas linhas de produção.

E na componente administrativa e financeira não terá dificuldades em encontrar recursos com competências comprovadas nas soluções PRIMAVERA. Ao longo de mais de 20 anos temos colaborado com Universidades e Escolas Profissionais, proporcionando aos futuros profissionais das áreas administrativa, contabilística e financeira um conhecimento pormenorizado desta solução.

Fluidez de processos desde a engenharia de
produto até à distribuição da mercadoria

Reduza os custos de produção, sem prejudicar a qualidade dos produtos e os prazos de entrega das encomendas

Simplifique os processos de Engenharia de Produto com mecanismos ágeis de caracterização dos artigos, garantindo as especificações de qualidade e rigor na orçamentação

Satisfazer as encomendas dentro do prazo, com a qualidade desejada, com um custo controlado e margens significativas de rentabilidade são as premissas basilares desta solução.

Para que tal suceda, tem ao seu alcance um conjunto de mecanismos que garantem flexibilidade na programação das ordens de fabrico, agilidade no planeamento e rigor no controlo de execução.

Com a solução PRIMAVERA Manufacturing ganha rapidez na satisfação das encomendas, garantias de qualidade dos produtos e máxima rentabilidade global da empresa.

Cálculo automático de necessidades

Evite desperdícios. Acabe com a rotura de stocks. Diga não aos custos de armazenamento prolongado da mercadoria no armazém. Com esta solução obtém também uma gestão eficiente do aprovisionamento. O cálculo automático das necessidades de produção e de compra em função das ordens de fabrico, da carteira de encomendas, da lista de componentes do artigo a produzir, dos planos de produção e da disponibilidade de stocks asseguram-lhe uma gestão eficiente do aprovisionamento e a satisfação das encomendas dos seus clientes nos prazos previstos.

Planeie a produção de forma eficiente, sem maratonas nem sobressaltos. Simule cenários facilmente, sem qualquer implicação nos planos de produção em curso. A solução permite-lhe simular previsões de fabrico e de aprovisionamento a médio/longo prazo, para que possa maximizar a capacidade de produção instalada e aproveitar períodos de baixa dos preços das matérias-primas, quebras de encomendas a curto prazo ou excesso de força laboral.

Gerir as operações logísticas passa a ser muito simples. A solução PRIMAVERA Manufacturing oferece-lhe ferramentas de produtividade que reduzem os erros e as falhas. Veja algumas delas:

 

Projeção do cálculo de necessidades líquidas ou brutas para a data que pretender, de modo a otimizar o planeamento

Geração automática de ordens de fabrico despoletadas pelo cálculo automático de necessidades

Encomendas a fornecedor e requisições internas despoletadas automaticamente na sequência do cálculo de necessidades, respeitando as condições definidas

Cálculo de necessidades simuladas, permitindo antecipar eventuais necessidades de fabrico a médio/longo prazo

Gestão de reservas de stocks

Garanta a satisfação das encomendas no período de tempo mais curto possível.

Com a solução pode de imediato reservar stock de matérias-primas para a satisfação de uma encomenda que acabou de entrar, ficando o material cativado em armazém para a respetiva ordem de fabrico

Orçamentação simples e rigorosa

Acrescente eficiência ao planeamento, rentabilizando ao máximo equipamentos e mão de obra

Parametrize de forma simples o cálculo dos custos previstos das ordens de fabrico. Basta selecionar as fórmulas que pretende aplicar, com base no preço padrão, no preço de custo médio, último preço ou preço de compra.

Com estes mecanismos, a definição de preços de venda ao público é mais assertiva, simplificando também a atribuição da margem comercial.

O cálculo do valor a atribuir a novos produtos também é simplificado pela solução. Para tal é efetuado um cálculo com base nas operações envolvidas no processo de fabrico, os componentes necessários e outros dados de operações existentes no sistema.

Faça também simulações do custo final por lotes de quantidades encomendadas, podendo, desta forma, rentabilizar os custos fixos para um maior número de bens produzidos.

Um editor gráfico de orçamentação, com estrutura em árvore, ajuda a definir a composição dos produtos encomendados e respetiva orçamentação, destacando a rentabilidade de cada encomenda.

Extraia toda a capacidade operacional das máquinas e rentabilize o tempo de trabalho dos operários. Nesta solução define centros de trabalho homogéneos, ou seja, organiza blocos produtivos que agregam os recursos materiais e humanos consoante as especificações.

Esta organização simplifica o planeamento e o controlo de execução, permitindo-lhe facilmente distribuir a equipa por centros de trabalho, definir horas de trabalho por ordem de fabrico, identificar o custo/homem máquina, entre outras análises de rentabilidade essenciais para o planeamento estratégico.

Ferramenta gráfica de planificação da produção garante a máxima capacidade operacional

Ganhe eficiência no planeamento das ordens de produção em diferentes fábricas, secções ou unidades de negócio. A partir de um único local e num curto espaço de tempo gere diversos cenários de planeamento com programação distinta.

Captura de Tela 2019-12-12 às 18.25.46

Planeamento gráfico das ordens de fabrico permite rapidamente traçar diagnósticos de produção

Cumprimento dos Prazos de Entrega Reduza o atraso médio das encomendas através de um algoritmo que, de acordo com os critérios definidos, assegura uma gestão pró-ativa de prioridades das ordens de fabrico, adiantando as mais importantes para a sua carteira de negócio.

Maximização da capacidade de produção instalada Rentabilize o investimento efetuado em maquinaria. Com estas ferramentas de planeamento diminui o custo de inatividade dos equipamentos, planeando a carga máxima das máquinas sempre que haja algum trabalho por realizar. Garanta também uma utilização eficiente dos recursos.

Garanta o cumprimento de prazos de entrega através de ferramentas que otimizam o planeamento

Cumprir os prazos acordados com os seus clientes é mais simples com esta solução.

As ferramentas de planeamento ajudam o planeador a tomar as melhores decisões sobre a programação/escalonamento das operações das ordens de fabrico, em função das disponibilidades e capacidades dos centros de trabalho.

Através de um planeamento gráfico, o planeador vai distribuindo no tempo

as operações pelos diversos centros de trabalho, de forma simples e ágil.

Se preferir, pode recorrer ao algoritmo de planeamento que sugere a melhor alternativa de escalonamento para as operações. Poderá gravar simulações das alternativas possíveis e executar diagnósticos que lhe permitem decidir sobre a opção mais correta a cada momento.

Simule facilmente cenários com planos de produção alternativos

Simule diversos planos de forma a extrair toda a rentabilidade possível do investimento e a satisfazer as encomendas no timing adequado. A solução permite-lhe testar diversos cenários de planos de produção.

Para tal conta com um planeamento gráfico que permite rapidamente identificar disponibilidade de recursos, prazos de entrega, materiais necessários, existências de stocks, estado das encomendas, reflexos de nova ordem de fabrico nos centros de trabalho, além de toda a informação detalhada sobre o planeamento fino da produção.

Subcontratação simples, sem perder o controlo logístico e financeiro

Reforce o controlo das operações de subcontratação. Mesmo sendo produzido fora de portas, e com envios parciais e faseados de matérias-primas, saiba exatamente quais os passos que foram dados.

A solução acelera o processo e garante controlo, desde o registo da encomenda, passando pela expedição e respetivo reflexo em stocks, até à receção dos materiais exatamente no armazém alocado ao centro de trabalho onde essa encomenda está a ser produzida.

Localize rapidamente um produto, uma matéria-prima ou um componente

Obtenha uma radiografia global das ordens de fabrico. A rastreabilidade da solução permite-lhe identificar rapidamente uma matéria-prima, um subproduto, um produto intermédio ou acabado ao longo do processo produtivo. Desta forma, será ágil sempre que seja necessária uma substituição.

Simplifique o controlo de execução e a avaliação da performance operacional

Acompanhe o estado das ordens de fabrico em tempo real

Um painel de controlo dinâmico, simples e intuitivo, permite-lhe analisar o estado de cada uma das operações face às datas de entrega previstas e quantidades produzidas, verificar o estado das encomendas de matéria-prima a fornecedores, o estado das ordens de fabrico de produto intermédio ou o estado das operações subcontratadas.

Pode também definir outros indicadores, consoante os KPI’s que pretender analisar para um acompanhamento profundo da performance operacional.

Benefícios para toda a organização

Agilidade na criação de fichas técnicas

Facilidade de definição de artigos compostos com base em fórmulas

Orçamentação simples através de um editor de orçamentação gráfico

Rapidez e assertividade no cálculo de necessidades

Reservas de stocks para produção

Agilidade no planeamento da produção

Facilidade de acompanhamento da performance no chão de fábrica

Aproveitamento da máxima capacidade de produção instalada

Minimização dos tempos de preparação e tempos de espera

Rápida deteção e correção de anomalias

Celeridade e controlo dos processos de subcontratação

Facilidade de deteção de irregularidades face ao padrão de qualidade

Avaliação imediata das causas e consequências dos desvios

Identificação rápida dos produtos afetados e respetivo tratamento

Facilidade de análise de desempenho no quadro de controlo

Avaliação rápida de estados das encomendas e desvios face ao planeado

Facilidade de consulta de informação sobre ordens de trabalho

Registo simples e prático de atividade em ecrãs touch screen

Facilidade de elaboração do plano e orçamentos

Ferramentas de apoio ao planeamento fiscal

Gestão sólida da tesouraria, respeitando as normas do Grupo

Ferramentas de análise dos desvios e apoio à revisão dos resultados previsionais

Celeridade de registo de encomendas a fornecedor

Rigor no controlo de custos de aprovisionamento

Gestão simplificada de stocks para produção

Precisão no envio e receção dos materiais de subcontratação

Elevado nível de controlo das movimentações de stocks

Consistência no reporting mensal, trimestral e anual

Acompanhamento contínuo da performance ao longo do Exercício

Maior controlo de gestão

Simplicidade de apresentação do “tableaux de bord”

Cumprimento das normas e procedimentos contabilísticos

Rigor e transparência dos registos contabilísticos e financeiros

Eficiência na gestão da tesouraria corrente e nas relações bancárias

Celeridade no cumprimento das obrigações fiscais

Rápida introdução de documentos

Operações céleres e eficientes

Inúmeras operações em lote e mecanismos de execução automática

10 Razões para escolher PRIMAVERA

1 - Estabilidade e solidez

A experiência de mais de 20 anos de atuação em vários mercados são uma garantia de estabilidade dos processos de negócio e de solidez da solução.

2 - Consultoria especializada nas melhores práticas de gestão

Uma equipa de consultores profundamente conhecedores dos processos de negócio, e da realidade de diversos mercados, em conjunto com os nossos parceiros, apresentam soluções à medida, on-budget e on-time.

3 - Profunda adequação ao negócio, com baixos custos de customização

As soluções PRIMAVERA estão sustentadas numa plataforma aberta, que garante uma adequação rápida aos processos de cada organização, diminuindo os custos de customização.

4 - Integração de todos os processos de negócio

A profunda extensibilidade das soluções PRIMAVERA garante a perfeita integração com diversas aplicações, plataformas e sistemas de informação.

5 - Rápido retorno do investimento em TI

Os aumentos de produtividade, maior eficiência das operações e otimização das decisões impulsionam a rentabilidade e maximizam os resultados.

6 - Recursos com competências comprovadas

A PRIMAVERA Academy garante anualmente formação a milhares de utilizadores, assegurando a existência de competências comprovadas nestas soluções.

7 - Segurança no cumprimento da fiscalidade

As soluções PRIMAVERA estão em constante atualização, acompanhando a evolução fiscal e tecnológica de vários mercados. As atualizações são efetuadas automaticamente, garantindo que trabalha sempre com as versões mais recentes.

8 - Adaptação e conhecimento profundo de diversos mercados e setores

A oferta PRIMAVERA está localizada para diversos mercados da Europa, África e Médio Oriente. Essa localização garante a total adequação dos produtos à realidade de cada país. Disponibilizamos ainda soluções ajustadas aos processos de negócio inerentes a diversos setores.

9 - Apoio ao processo de internacionalização

Conhecemos com detalhe a dinâmica dos mercados, bem como o melhor caminho a seguir para alcançar sucesso numa nova geografia. Ao longo de mais de 20 anos, apoiamos milhares de organizações a internacionalizar com sucesso o negócio.

10 - Informação analítica valiosa para a tomada de decisão

Acede rapidamente a informação analítica sobre as diversas áreas operacionais da organização. Os mapas e análises disponibilizados irão adicionar inteligência competitiva à condução do negócio, impulsionando a rentabilidade.