GESTÃO ARMAZÉNS
PRIMAVERA EYE PEAK

Como ultrapassar os desafios da logística, sem pôr em causa a rentabilidade do negócio?

Novos desafios, mais exigências

Enraíze práticas de eficiência nos processos.

Obtenha a máxima rentabilidade de cada recurso.

Alcance um novo patamar de resultados operacionais.

Prazos de entrega reduzidíssimos. Múltiplos

canais de distribuição (tendência omni-channel).

Um mercado à escala mundial (global sourcing).

Novas tecnologias de controlo e gestão da

circulação de bens (RFID). Clientes cada vez

mais exigentes.

Estes são desafios que podem deitar por terra

tanto esforço e investimento se não houver

uma resposta atempada e alinhada com as

expectativas dos clientes.

A esfera empresarial é extremamente

competitiva. O primeiro a chegar conquista

caminho, ganha terreno muito difícil

de reconquistar caso as expectativas

sejam defraudadas.

Já imaginou como tudo pode ruir se na gestão do armazém encontrar dificuldades como:

 

›› Espaço físico de armazenamento

desorganizado

›› Desconhecimento de quantidades

e stocks disponíveis

›› Perdas de mercadoria devido

a erros de armazenamento

›› Preparação de embarque desestruturado

e com falhas

›› Dificuldade de rastrear a mercadoria

›› Tempos de resposta demasiado longos

›› Erros e atrasos na expedição

›› Dificuldade de acesso a informação

fidedigna para controlo dos processos

Captura de Tela 2019-12-12 às 19.09.24

Garanta agilidade e rigor das operações com um sistema robusto de WMS

O aumento das exigências do mercado não tem de ser um problema! A solução Eye Peak é a base sólida de que precisa para uma nova era de eficiência na gestão do seu armazém.

Com este sistema de WMS (Warehouse Management System) obtém uma gestão centralizada de todos os processos e mais celeridade nas operações. O track and trace da mercadoria é automatizado, desde a receção, passando pelo armazenamento, até à expedição.

Com este sistema irá sentir melhorias muito significativas, como por exemplo:

›› Otimização do espaço de armazenamento

›› Eliminação das perdas de mercadorias

›› Inventário permanente e em tempo real de vários armazéns

›› Rastreabilidade, desde a receção da mercadoria até à expedição

›› Redução dos erros de conferência e expedição

›› Preparação da expedição ágil e rigorosa

›› Informação de apoio à decisão em tempo real

Tenha a certeza de que todas as operações de armazém são céleres e rigorosas.

Obtenha a máxima eficiência na receção/recolha e conferência; arrumação e movimentação; picking, reembalagem e kitting; inventário; transferência de armazéns e preparação para expedição.

Organizar a mercadoria no armazém parece algo simples, sem grande ciência até.

Porém, se os processos não estiverem bem estruturados, ou se não forem rigorosamente partilhados por todos os intervenientes, é muito fácil perder o controlo.

Repare em apenas alguns exemplos do que pode suceder se não houver uma boa organização do armazém:

›› Demora na preparação das encomendas

›› Perdas principalmente nos produtos perecíveis

›› Equipas menos produtivas

›› Fracos níveis de serviço

E as perdas de eficiência podem ser muitas mais! Mas porquê manter uma situação destas se pode alterá-la rapidamente e sem esforço?

Descubra como o Eye Peak introduz um novo vigor aos processos, desde a receção/recolha de mercadorias, até à expedição.

Captura de Tela 2019-12-12 às 21.29.05

Gestão em tempo real, para uma rápida satisfação das encomendas.

Aceda rapidamente aos pedidos dos seus clientes e ofereça um serviço de qualidade, sem margem para hesitações.

Com esta solução, definir prioridades e preparar a resposta imediata aos pedidos é muito simples. As instruções de preparação das encomendas podem ser efetuadas em massa e de forma automática, mediante critérios previamente definidos.

Como a informação está toda interligada, do mesmo modo rápido e simples, acede às encomendas dos seus clientes e acompanha em tempo real o estado de preparação de cada uma.

Ganhe definitivamente a confiança dos seus clientes. Esta solução contribui para solidificar a relação entre clientes e fornecedores, na medida em que lhe permite ser mais ágil na resposta às encomendas.

Aumente a produtividade dos operadores de armazém através de um planeamento ágil das tarefas a executar.

Toda a informação que precisa mesmo à mão

Através do Eye Peak obtém um maior controlo de operações. Nesta solução tem mesmo à mão toda a informação que precisa.

Veja alguns exemplos:

›› Conferência de materiais recebidos

›› Validação da lista de encomendas pendentes

›› Verificação de artigos em falta para satisfação de encomendas pendentes

›› Reserva de unidades em armazém para encomendas ou clientes

›› Verificação da disponibilidade do cais para armazenamento

›› Consulta de expedições efetuadas por cliente

›› Consulta de movimentos

(entradas e saídas de mercadoria)

›› Análise do fluxo de documentos

de encomendas satisfeitas

›› Rastreabilidade a montante e a jusante

›› Acompanhamento da evolução do negócio em tempo real

Reduza custos na receção e conferência de mercadorias.

Simplifique a arrumação da mercadoria com uma solução que sugere automaticamente o espaço ideal para armazenamento, de acordo com as caraterísticas do material a armazenar.

Planeamento eficiente do cais de embarque

Operações como contagem de mercadorias; controlo de qualidade; conferência de quantidades; avaliação do espaço disponível para armazenamento; definição de localizações físicas de arrumação; transferências entre armazéns; gestão FIFO, LIFO e FEFO; preparação do Cross-docking; organização de tarefas de arrumação; emissão de relatórios de diferenças, assim como outras operações necessárias ao planeamento do cais podem ser críticas para a rentabilidade do negócio, se não forem eficientes. Tratar tantos fluxos manualmente é perigoso! Entre papeladas, dados incorretos e tempos de resposta demasiado longos, é muito fácil perder o controlo. Domine os fluxos das operações e articule os processos de forma integrada com o Eye Peak. Este software permite-lhe otimizar a gestão de armazéns, através de automatismos que aceleram as operações, anulam os erros e garantem uma maior rentabilização da atividade. Elimine os custos de reetiquetagem Muitas vezes as etiquetas dos fornecedores trazem informação relevante (artigo; quantidade; lote; validade), mas em formato não padronizado. Isto inviabiliza a utilização das mesmas, obrigando à reetiquetagem dos artigos à entrada do armazém. O Eye Peak elimina os custos de reetiquetagem. Um configurador de interpretação da leitura de códigos de barras permite identificar os atributos que não obedecem a standards. Este configurador permite a leitura dos códigos de barras enviados pelo fornecedor, preenchendo automaticamente a informação nos respetivos campos, acabando com o tempo perdido a reetiquetar artigos.

Beneficie de um assistente virtual que lhe indica onde arrumar a mercadoria

Perceber qual a melhor localização para armazenar a mercadoria nem sempre é fácil. Há muitas variáveis em jogo: o plano de entregas, as rotas de distribuição, as caraterísticas da mercadoria (validade, componentes para kitting, etc.), a área disponível, entre vários outros fatores. E se acedesse a um armazém virtual que automaticamente identifica a melhor localização para cada tipo de mercadoria? O Eye Peak oferece-lhe essa informação. Graças à integração dos dados, toda a informação dos documentos de entrada, regularização da encomenda, caraterísticas dos artigos, registo de lote, nº de série, estado do produto, código EAN 128, entre outros, é registada na solução, otimizando a gestão do armazém físico. Assim, quando chega uma mercadoria, basta consultar em tempo real o estado de ocupação do armazém e obtém uma sugestão automática de arrumação da mercadoria por corredores/racks, colunas, níveis, células, etc., considerando as caraterísticas da mesma e o modelo de armazenamento em vigor: FIFO (primeiro entrar, primeiro a sair); FEFO (primeiro que expira prazo, primeiro a sair) ou LIFO (último a entrar, primeiro a sair).

Integre no WMS outputs de robots e outro tipo de sistemas

A evolução tecnológica está a acontecer a um ritmo alucinante. Na gestão de armazéns já começa a ser comum encontrar automatismos sofisticados dos quais só conseguirá tirar realmente partido se tiver um sistema de WMS dotado de elevada extensibilidade e capacidade de integração. Com o Eye Peak, estará sempre na vanguarda tecnológica. Esta solução disponibiliza uma camada de serviços que assegura a integração com automatismos e sistemas robotizados, permitindo-lhe obter os outputs destas máquinas e integrá-los automaticamente no WMS. Desta forma, a informação é atualizada de imediato, espelhando no sistema os processos que são desempenhados pelas máquinas e robots. Tudo isto com a certeza de que as regras e processos do sistema são cumpridos, pois o controlo operacional é sempre garantido e validado pelo WMS. Um sistema exatamente à sua medida No momento de investir num WMS não se esqueça da importância da extensibilidade do sistema. É fundamental! O Eye Peak é um WMS constituído por uma sólida camada de extensibilidade que lhe permite comunicar com outros sistemas, seja qual for a sua natureza. E se a gestão do seu armazém obedece a processos muito particulares, então esta é a solução certa, pois é facilmente adaptável às operações pretendidas, sem que os princípios básicos de controlo sejam afetados.

Simplifique o tratamento das devoluções

As devoluções não trazem qualquer valor ao negócio. Apenas importa perceber o erro e corrigi-lo, principalmente no caso das devoluções de clientes. Então, se não geram valor, porquê dedicar-lhes tempo valioso? Acelere o tratamento de devoluções com o Eye Peak. Com este software agiliza a criação de documentos de devolução, quer ao fornecedor, quer ao cliente. Regista e consulta rapidamente as unidades devolvidas; assim como o estado do produto, lote, data de validade e nº de série. Desta forma, dedica o tempo e os recursos às atividades core, sem descuidar a satisfação do cliente.

Garanta agilidade na preparação da expedição.

Acabe com falhas no picking. Obtenha uma gestão simples por documento de expedição, por zonas de trabalho ou por operadores de terminal.

Preparar a expedição é um momento crucial. Nada pode falhar, caso contrário, a qualidade do serviço fica irremediavelmente comprometida. Para que tudo decorra como desejável, precisa de conhecer bem a mercadoria que tem dentro de portas e de acautelar a eficiência de vários processos.

Rigor absoluto na identificação dos artigos

Erros na caraterização dos artigos podem pôr em causa o trabalho de preparação dos pedidos (picking); a montagem dos kits (kitting); a organização dos packs (packing) ou a reembalagem. Pode até mesmo motivar a desvinculação de clientes. Com o Eye Peak obtém uma gestão eficiente dos artigos, através de mecanismos que auxiliam a classificação hierárquica dos artigos (famílias, subfamílias, etc.); a marcação (artigo principal para mudança de embalagem); a caraterização; a identificação das unidades logísticas e localizações para arrumação e picking; a identificação de artigos compostos para Kit; artigos substitutos; os formatos de armazenamento, receção e expedição; o controlo de lotes; datas de validade; nº de série e controlo de qualidade; entre outras condições associadas aos artigos que asseguram uma correta gestão dos mesmos. A solução ajuda a associar a cada artigo um conjunto de informação que simplifica a preparação da expedição, por um lado, e confere rigor e qualidade ao serviço prestado, por outro.

Usufrua de uma solução que sugereautomaticamente as tarefas a executar para satisfazer rapidamente as encomendas.

Fluxos de trabalho orientados à produtividade

É na falta de organização dos fluxos de trabalho que residem as maiores perdas de eficiência do setor. Padronizar as tarefas. Criar workflows. Alinhar as ações dos operadores de armazém com vista à máxima produtividade é crucial. Com o Eye Peak vai sentir a diferença. Sempre que dá entrada um pedido, a solução sugere um conjunto de tarefas para a satisfação da encomenda, distribuídas de acordo com o perfil dos operadores, turnos e equipamentos que movimentam. As operações podem ser consultadas pelos operadores nos terminais de radiofrequência em tempo real. Também o gestor consegue monitorizar em tempo real a execução dos trabalhos planeados, as tarefas pendentes, estado das ações em curso e aquelas que já estão concluídas. Um sistema de alertas garante que nada do que está planeado fica por concretizar. Os operadores são alertados em tempo útil, de forma a poderem agir em conformidade, assegurando-se também, desta forma, a qualidade do serviço prestado.

Precisão na preparação dos pedidos

Um artigo trocado num Kit. Embalagens erradas.

Packs com elementos em falta. Notas de encomenda com erros. Uma infinidade de problemas podem acontecer durante a preparaçãodas expedições.

Garanta que tudo está conforme os pedidos dos seus clientes, sem que esse rigor ponha em causa a produtividade dos seus recursos.

O Eye Peak auxilia operações como:

›› Picking por documento de expedição

›› Picking por zonas de trabalho (por onda)

›› Picking por operadores de terminal

›› Criação e desmantelamento de kits

›› Reposição

›› Reembalamento

›› Preparação das unidades de expedição

Automatismos de suporte a cada operação

A solução define os componentes do kit, gera ordens de trabalho e apoia ainda o processo de desmantelamento de kits.

Nos casos de reembalamento, facilmente regista a saída dos artigos ou entrada de novos artigos, cria novas embalagens e emite etiquetas; além de registar as sobras e as embalagens incompletas.

A informação percorre um circuito integrado, permitindo-lhe saber sempre o ponto de situação, com base em dados fidedignos.

Reduza custos nas operações de embarque.

Um gestor de saídas permite-lhe acompanhar facilmente o estado e nível de preparação dos documentos de saída.

Um planeamento eficiente vai permitir-lhe organizar o embarque consoante as rotas de distribuição, eliminando custos desnecessários.

Com base nas encomendas pendentes, rapidamente cria os documentos de expedição. Depois, facilmente identifica o transportador, selecionado com ajuda do Eye Peak, mediante custos de transporte, rotas, data/hora de saída, zona geográfica, entre outros critérios.

Uma organização eficiente do embarque irá aumentar a produtividade na expedição de mercadorias

Expedições rápidas e sem erros

Simples! Um planeamento eficiente vai permitir-lhe organizar o embarque consoante as rotas de distribuição – desde logo com a sequência lógica da carga alinhada com a ordem de distribuição. A criação de unidades de embarque que podem agrupar várias encomendas facilita também a identificação da carga no transporte.

A rápida criação de etiquetas de expedição ou das unidades de embarque (UCC/EAN 128) e a confirmação das unidades de expedição através de leitores de código de barras irão contribuir para que ganhe ainda mais eficiência durante a operação de embarque.

E para que tenha a certeza de que tudo foi expedido conforme planeado, de imediato emite uma listagem do conteúdo de cada unidade (packing list), assim como uma listagem das expedições carregadas no embarque. Assim, rapidamente confere toda a informação sobre a expedição e o embarque da mercadoria.

Identifique facilmente o stock de cada armazém

Nunca mais perca o rasto à mercadoria!

Com o Eye Peak, a rastreabilidade é garantida. Sempre que movimenta stocks dentro de um armazém, imediatamente a solução indica o local mais apropriado para a arrumação, integrando a informação entre armazéns, utilizadores e centros logísticos. Assim, a informação fica registada e é partilhada por todos os intervenientes.

A qualquer momento pode conferir na solução as quantidades das encomendas e guias criadas.

Controla ainda os reabastecimentos de localizações de picking com base em níveis de stock que podem ser definidos por artigo.

Obtém também um inventário permanente e em tempo real dos artigos de cada armazém.

Agilidade para Operadores Logísticos e operações partilhadas.

E como consegue reduzir custos nas operações de embarque?

Aumente a rentabilidade do espaço e a qualidade do serviço que presta aos seus clientes.

As necessidades de gestão logística diferem
consoante a atividade core.


Uma operação logística de suporte à produção
própria ou de apoio a transações comerciais
é significativamente diferente da desenvolvida
por operadores logísticos, que garantem a
operação dos processos logísticos dos seus
clientes. Aqui, a chave do negócio é a rentabilidade
do espaço e a qualidade do serviço que
prestam aos seus clientes.

O Eye Peak disponibiliza os mecanismos
necessários para rentabilizar ao máximo
o espaço de armazenamento, sem descuidar
a satisfação dos seus clientes.
Nesta solução os processos tornam-se simples,
rápidos e muito rigorosos.

Gestão individualizada de stocks por proprietário

Tenha sempre a certeza relativamente
às movimentações da mercadoria e ocupação
dos espaços de cada um dos proprietários
do stock.

O Eye Peak garante-lhe um controlo absoluto
sobre todas as operações que decorrem
no armazém, de forma individualizada por cada
proprietário do stock. O sistema ajuda a efetuar
esse controlo de forma individualizada – visualiza
a informação por proprietário, tanto em termos
de movimentos como de ocupação de espaços
em armazém.

Com esta solução é muito fácil controlar de forma
individual cada espaço de armazenamento,
através de mecanismos que permitem:

›› Apurar movimentos de entrada e saída
›› Identificar ocupação de espaço por formato›› Apurar custos administrativos
›› Categorizar stock por proprietário
›› Acompanhar movimentação de stock por proprietário
›› Visualizar stocks por proprietário

Ter várias empresas a partilhar a mesma operação logística é muito fácil. A informação está organizada de forma a que não haja erros.

Separação de movimentos e de stocks

Partilhar a mesma operação logística é uma prática comum em grupos empresariais. Porém, para que essa gestão decorra de forma eficiente é importante separar muito bem a informação relativa aos movimentos e artigos por empresa, caso contrário perde-se a capacidade de controlo. No Eye Peak a gestão partilhada de operações logísticas torna-se muito simples. Este WMS permite separar muito bem os movimentos e o stock que pertencem a cada uma das empresas, sem que haja qualquer tipo de impacto na operação.

Aceda a explorações e análises à medida

Aceda à informação de forma simples, rápida e intuitiva. O Eye Peak disponibiliza explorações e ecrãs de consulta que permitem agrupar e filtrar a informação como pretender. Pode organizar análises com dados que lhe interessam para consulta própria ou estruturar análises de performance para partilhar com toda a organização.

Obtenha guias de transporte certificadas no momento

A fluidez dos processos é vital nesta atividade. Um segundo a mais em processos simples como preparar a guia de transporte é tempo perdido que irá atrasar em catadupa todas as operações que se seguem no fluxo de trabalho. O Eye Peak é uma solução certificada para a emissão de documentos de transporte. Por essa razão, a emissão da guia decorre imediatamente após o fecho do documento, sem erros, nem tempos de espera. Nesta solução pode ainda obter o ficheiro SAF-T com a informação relativa aos documentos de transporte emitidos pela aplicação.

Um conjunto de benefícios para a sua empresa.

Otimização do circuito de entradas e saídas de mercadorias

Redução dos custos de movimentação dos componentes

Arrumação da mercadoria orientada à máxima celeridade das entregas

Rastreabilidade da mercadoria, a montante e a jusante

Diminuição dos custos de preparação e armazenagem

Picking orientado à redução de custos em função das encomendas

Aumento da rapidez na preparação e no envio dos pedidos

Articulação entre armazenagem, inventário e operações

Monitorização da informação em tempo real

Eliminação de erros nas expedições

Apoio ao planeamento de rotas e de entregas

Relatórios de apoio à gestão

Rentabilização dos recursos físicos e humanos